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Alexandre Félix

Qual é a situação dos professores brasileiros durante a pandemia?


Pesquisa feita por NOVA ESCOLA mostra a experiência dos educadores nesse período, os desafios e as expectativas sobre o futuro


“Para mim, gravar vídeos é muito difícil. No começo, eu chorava porque não conseguia. Queria um contato pessoal com as crianças. É difícil pensar na Educação Infantil a distância”, conta a professora Tais de Paiva Fonseca, de Educação Infantil, da rede municipal de Belo Horizonte (MG), sobre sua experiência no período da quarentena.


Ela é um dos 8.121 doentes que responderam à pesquisa “A situação dos professores no Brasil durante a pandemia”*, realizada por NOVA ESCOLA entre os dias 16 e 28 de maio de 2020. O levantamento buscou mapear alguns cenários vivenciados pelos educadores brasileiros no ensino remoto. “Em NOVA ESCOLA, o tempo todo, temos o propósito de entender as necessidades dos professores e gestores e nos manter próximos deles, compartilhando soluções e boas práticas em nossas reportagens, cursos, formações e outros conteúdos”, explica Ana Ligia Scachetti, gerente pedagógica, sobre como nasceu a pesquisa.


Apesar de nascer de um objetivo interno da NOVA ESCOLA, o conhecimento da situação dos docentes durante a pandemia também pode colaborar para que outras organizações e atores da sociedade desenvolvam ações de apoio aos desafios que os professores têm se deparado no ensino remoto.


Para entender melhor o cenário, a pesquisa foi dividida em quatro eixos:


1. Situação dos professores; 2. Situação da rede; 3. Participação dos alunos e famílias nas atividades; e 4. Perspectivas para o retorno das atividades presenciais.



*A pesquisa A situação dos professores no Brasil durante a pandemia foi realizada entre os dias 16 e 28 de maio de 2020 por meio de um questionário on-line disponível no site de NOVA ESCOLA. Ao todo, foram coletadas 9.557 respostas, sendo 8.121 (85,7%) delas de professores da Educação Básica.



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