“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” GÁLATAS 5:22
A Sociedade Contemporânea está cheia de modelos, de tipos e de paradigmas do comportamento que reclamam sua importância na vida das pessoas. Somos desafiados a melhorar nossa performance profissional, nossa vida acadêmica bem como nossas ações relacionais baseados em teorias que nos são apresentadas todos os dias como sendo verdades incontestáveis. Como fazer uma reflexão de tudo isso, filtrando as ideias, examinando essas vozes seculares e “retendo o que for bom”? (1 Tessalonicenses 5:21)
Para essa tarefa de assumir mudanças que nos levem a vivenciar uma felicidade plena não podemos partir se não de um porto seguro que é a Palavra de Deus: o GPS para a nossa busca de SER MAIS e MELHOR em cada área de nossa vida. Não estamos falando de um guia qualquer, de uma bússola simplista para nos orientar na caminhada dessa vida. Estamos falando de um estilo de vida chamado SANTIDADE.
Falar de SANTIDADE em um Mundo pós-moderno é uma atitude que faz o nosso barco ir contra a correnteza. É uma atitude corajosa pois vai ao contrário de tudo o que o Mundo nos apesenta como sendo “o ideal”. É assim que, precisamos tomar sempre a decisão de uma MUDANÇA DE VIDA que realmente seja “um caminho de vida” segundo a Palavra de Deus.
Você, então, está decidido a fazer um upgrade na sua vida? Modificar suas ações, abandonar velhos hábitos e desenvolver todas as habilidades e competências que Deus colocou em você? Então você pode iniciar agora mesmo fazendo uma gestão, uma análise, um exame sobre como estão as SETE COMPETÊNCIAS da sua personalidade, ou seja, você necessita fazer uma GESTÃO DA PERSONALIDADE SANTIFICADA (GPS). Por que SANTIFICADA? Porque a santificação é o resultado da gestão nas mudanças que você deve buscar para a sua vida. “Segui a paz com todos, e a SANTIFICAÇÃO, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14). É por isso que as teorias de mudança de comportamento do Mundo não são eficazes, justamente porque elas não apresentam a SANTIFICAÇÃO COMO ESTILO DE VIDA.
Sobre essa necessária “gestão de nossa personalidade”, Ellen White expõe que: “Olhando para Jesus adquirimos visão mais brilhante e distinta de Deus, e pela contemplação somos transformados. Desenvolvemos caráter que é uma cópia do divino. Crescendo à Sua semelhança, ampliamos nossa capacidade a Deus. Mais e mais entramos em comunhão com o mundo celestial, e temos oportunidade cada vez maior de receber as riquezas do conhecimento e sabedoria da eternidade”. (Mente, Caráter e Personalidade, p. 235)
A Gestão da Personalidade Santificada (GPS) se dá, portanto, nas SETE COMPETÊNCIAS da nossa personalidade, conforme vemos no Salmo 141:
1 – OUVIR: aquilo que ouvimos determina muito do que forma nossa personalidade.
2 – MÃOS: devemos ter muito cuidado em que estamos tocando e entender se isso nos coloca numa posição decente ou se aquilo que estamos tocando fere a Deus e ao próximo. Antes, peçamos a Deus para instruir corretamente nossas mãos para a batalha diária contra o pecado.
3 – LÁBIOS: nossas palavras precisam ser consagradas a Deus para expressarem somente o que agrada ao Senhor. Que nossas palavras influenciem positivamente a quem nos ouve; Que nossas palavras expressem os decretos de vida e de esperança do nosso Deus.
4 – CORAÇÃO: Muitas vezes deixamos nosso coração exposto a sentimentos maus que contaminam nossa vida e as pessoas ao nosso redor. Devem proceder de nossos coração comandos de vida alinhados com o Eterno.
5 – MENTE: Romanos 12:2 indica que “não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação de vossa mente”. Necessariamente a nossa mente deve ser transformada pelo Espírito Santo para que tenhamos o ideal de Deus: a Mente de Cristo.
6 – OLHOS: o que vemos certamente alimentamos. Logo, o mal deve ser abolido de diante dos nossos olhos. Contemplar o Senhor e ser transformado de glória em glória deve ser nossa oração e busca.
7 – ANDAR: nossos passos nos levam muitas vezes a caminhos que achamos que são caminhos de vida mas logo vemos que são de morte. Se o Senhor não estiver em seus passos então você deve urgentemente chamá-Lo para a sua caminhada diária.
Ao final desse processo você terá desenvolvido em seu comportamento o Fruto do Espírito e todas as suas competências estarão cheias de “amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” GÁLATAS 5:22
Comments