“Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual.” COLOSSENSES 1:9
Educar para a Eternidade em um Mundo cada vez mais urgente em suas demandas, de rápidas transformações e de uma infinidade de conhecimentos das mais variadas e duvidosas vertentes: é nesse cenário que a Educação Adventista cumpre sua missão de, além de ensinar conteúdos clássicos também ensinar a Verdade da Palavra de Deus.
No campo do conhecimento ao longo da História, um conflito instaurado entre o Evolucionismo que ainda tenta entronizar o homem como o centro de tudo e o Movimento Criacionista que reclama a Soberania de um Deus Criador, que não despreza o homem mas o coloca no lugar adequado de coroa de uma criação que necessita lembrar “pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras” (Apocalipse 2:5). Um retorno urgente ao “ideal de Deus” faz-se necessário.
Ellen White diz que “É lei, tanto da natureza intelectual como da espiritual, que, pela contemplação, nos transformamos. O espírito gradualmente se adapta aos assuntos com os quais lhe é permitido ocupar-se. Identifica-se com aquilo que está acostumado a amar e reverenciar”, (O Grande Conflito, p. 555).
Diante das demandas de aprender e ensinar, entre as agências formativas da atualidade, a escola é aquela que tem acumulado instrumentos, abordagens filosóficas corretas e metodologias eficazes para ir ALÉM DO ENSINO de conteúdos seculares e adentrar na ambiência de um ENSINO INTEGRADO À FÉ: é nesse pano de fundo que a EDUCAÇÃO ADVENTISTA, por exemplo, tem a oportunidade singular de impactar alunos, professores e funcionários com a contribuição efetiva da Palavra de Deus para um sofisticado e elegante desenvolvimento da INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL.
A Sociedade é formada por instituições que detém, cada uma a seu modo e particularidade, um know-how de inteligência. São agências formativas das capacidades humanas. É assim que a Educação Adventista possuindo uma missão superior, revestida de Poder do Alto, deve engendrar em seu ambiente escolar práticas de desenvolvimento da maior de todas as inteligências: a INTELIGÊNCIA ESPIRITUAL.
Hoje, mais uma vez temos a oportunidade de nos melhorar como ser humano, de discernir mais e melhor os tempos e as estações, buscando em meio aos conflitos da vida, encontrar a saída que nos seja uma âncora para a alma. Por mais que o conhecimento humano seja importante para determinadas ações do homem moderno, jamais tais inteligências nos habilitarão para a construção de fato e de verdade de uma vida plena, sem remendos e sem teorias estranhas.
Somos chamados pelo Espírito Santo neste dia, Ele que é o Educador dos educadores, a vivenciar o Poder da Inteligência Espiritual que Deus nos dá. Essa “inteligência” é uma característica delineada por Deus em nossa essência para que nos capacitemos a pensar e a agir regido por uma vitalidade espiritual que vem do Eterno Deus.
A Sociedade quer banir Deus dos programas escolares. Mas graças a Deus que Ele preparou uma Agência de Inteligência Espiritual de excelência que é a Educação Adventista que, mais do que uma instituição, é na verdade o Sonho de Educação de Deus, apresentado ainda na perfeição do Jardim do Éden.
Somente um mente formada na Inteligência Espiritual de Deus compreende, vivencia e defende a teoria criacionista que tem seus fundamentos nas Sagradas Escrituras. A inteligência humana é limitada pelo pecado mas quando colocamos nossas habilidades e competências nas mãos de Deus, chegaremos muito além do Ensino, muito além do padrões sociais e chegaremos de uma forma espiritualmente inteligente, a um nível de Sabedoria, sabedoria que não é teoria, mas é “Cristo, Poder de Deus, e Sabedoria de Deus”, (1 Coríntios 1:24).
Comments